Como organizar sua bolsa e ganhar tempo!

Carregar a bolsa com tudo o que precisa te causa aquela dor nos ombros? E aí quando você vai procurar alguma coisa precisa tirar tudo de dentro dela e descobre que: esqueceu a carteira e vai ter que deixar pra pagar o cafezinho amanhã (que mico!) e seus amigos já fazem piada quando você precisa encontrar algo na bolsa?


Manter a bolsa desorganizada  tem mais desvantagens do que você pode imaginar:

  • Fica um “trambolhão” que dificulta deslocamento e armazenamento;
  • Muito pesada para os ombros e prejudica postura e coluna;
  • Te deixa na mão e com vergonha, de tanto lixinho que pode ser encontrado nela;
  • Perda de tempo, na medida em que você nunca encontra facilmente o que precisa;
  • Perda de dinheiro, daquele que não se acha na bolsa, mesmo que de trocado em trocado.


Se você se identificou com alguma dessas "histórias fictícias" este texto vai te ajudar bastante! 




ELIMINE OS EXCESSOS

Cada mulher tem um estilo e também uma prioridade, além de necessidades individuais. Mas, sempre tem algum excesso que você pode dispensar. Quer ver? É mesmo necessário levar sua necessaire cheia de maquiagens para o trabalho? Todos os seus documentos na carteira?  Você não precisa muito mais do que alguns minutos diários para reavaliar a organização da sua bolsa. Confira o passo-a-passo abaixo.

  1. Faça uma limpeza geral, sempre que chegar em casa, para evitar o acúmulo de lixinhos e de itens que você não precisa carregar todos os dias e aproveite para passar um paninho úmido na parte externa. 
  2. Pense no dia seguinte: o livro que você terminou de ler hoje não precisar estar na sua bolsa de amanhã!
  3. Selecione os itens básicos: Dependendo da sua rotina e da cidade onde você vive, seus itens básicos serão diferentes. Por exemplo: quem mora em São Paulo sabe que não dá pra sair sem levar o guarda-chuva/sombrinha e o casaquinho. 
  4. Separe os documentos: Se você tem CNH, deixe o seu RG em casa guardado. Assim, se sua carteira for roubada ou perdida, você terá algum outro documento.
  5. Embale as comidinhas:  uma bala, uma barrinha de cereal, uma bolachinha ou uma  fruta (guardadinhos num potinho adequado) e uma água são itens muito importantes e aposto que não estão na sua bolsa, né? Eles salvam naquele dia corrido que você não consegue comer direito ou quando a chuva atrasa sua chegada em casa.
  6. Organize a bolsa deixando mais fácil os itens que você mais usa.  Existem acessórios para ajudar você nessa missão. O chaveiro, por exemplo pode ficar preso no zíper. Seu óculos de sol no porta treco menor. O carregador de celular amarradinho com um elástico de cabelo em um dos zíperes internos. Coloque as coisas sempre na mesma parte da bolsa, assim você memoriza e encontra tudo mais rápido.



A NECESSAIRE DE OURO

Aliás, será que não existe uma versão pequena daqueles itens que você considera essenciais? Parece bobo, mas vai reduzir muito o volume e o peso do que você carrega diariamente! Na necessaire: o necessário! 


Higiene pessoal:
Uma boa dica para isso são aqueles kits de viagem, sabe? A escovinha é pequena, o creme dental também, costuma já vir com o fio dental e tudo isso dentro de uma bolsinha. Depois você pode repor com um creme dental líquido.

Maquiagem: Quantas vezes na vida você usou duas bases diferentes no mesmo dia? Ou sombras? Um kit muito bom tem um item de cada daqueles basiquinhos e se possível, sempre na versão pequena: uma base, lenços umedecidos, pó, corretivo, blush, batom, um kit de sombras pequeno e rímel. 



A VIDA NÃO É SÓ TRABALHO

FIM DE SEMANA: Uma bolsa média deve bastar para o de fim de semana. Leve carteira, necessaire, celular, fone de ouvido, carregador de celular, lanchinho prático e chave de casa.

NA BALADA:  Uma pocket bag ou max carteira que caiba o fundamental: um documento, um cartão, dinheiro, chaves de casa e celular. Um batom, um blush e rímel. Você não quer perder a noite no banheiro retocando a make, né? Se joga!


Resumindo:  Como todo novo hábito, no começo é difícil e pode parecer chato, mas acredite: criar essa rotina vai ajudar você a ter um dia mais produtivo e organizado. Quem não gosta de organização, não é? Invista um pouquinho do seu tempo na organização, que sobrará bem mais para a ação. Go girl!